Vida


Há dias esse barquinho com nome de vida tem me chamado a atenção.

Não pode ser a toa que a vida atraca bem à sua frente, né? Olhei pra ela e lembrei que às vezes encaramos a vida como uma embarcação distante, que fica ali no horizonte, nos convidando a entrar. Mas a verdade é que a vida é isso aqui mesmo, ela acontece em terra firme, no presente, enquanto a gente inspira, expira e se questiona: “será que tô vivendo certo?”.

Assim como o barco, a vida é imperfeita.

Não estamos imunes a ventanias, tempestades e até a marolinhas que achávamos que não iam dar em nada, mas, ops, tombamos! “Melhor viver o seu próprio destino de forma imperfeita do que viver a imitação da vida de outra pessoa com perfeição” (frase do texto indiano Bhagavad Gita, que li em Comer, Rezar e Amar). Seria, então, viver com verdade (a você mesmo) a forma mais correta de se viver?

Assim como o barco, a vida é movimento.

Às vezes navegamos para direções seguras, às vezes não temos ideia de pra onde ir. Às vezes o vento está a nosso favor. E às vezes não. Nessas horas, a gente aprende a velejar. “Mar calmo nunca fez bom marinheiro”, não é o que dizem? Pegar o seu barquinho e atravessar a zona de conforto pode provocar náuseas, pânico e pelo-amor-de-deus-onde-é-que-está-o-bote-salva-vidas? Mas talvez o seu crescimento esteja logo ali, do outro lado da margem, passadas as águas do medo.

Assim como o barco, a vida é passageira.

Quando olhamos o barquinho passear no lago, sabemos que uma hora ele vai desaparecer. E que talvez nunca mais volte ao nosso campo de visão. Já com a vida, demoramos a entender que ela pode sumir tão depressa quanto o barco. E que metade das preocupações que tivemos em terra firme não faziam sentido. Enquanto a vida é um sopro, nossas neuras são dignas de vidas-eternas. A verdade é que é tudo passageiro, transitório, impermanente. Como um barquinho. Essa é a graça da vida.

Mas a vida, amigos viventes, apesar da semelhança com o barco, não está estacionada diante de nossos olhos.

A vida vem de dentro.

Ela está ancorada em nossos corações.

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com