Miga, você também é feminista


Feminismo. Palavra forte, que tomou a proporção sonora de uma bomba nuclear. Para alguns, pertence à mesma classe semântica de terrorismo. Nazismo. Extremismo. Mamilos.


Não, miga, feminismo não é essa polêmica toda que você tá pensando. Ele é simples e direto: feminismo é um movimento que defende a igualdade de direitos políticos, sociais e econômicos entre mulheres e homens.


Feminismo não é o oposto de machismo.


Feminismo não é radicalismo.


Feminismo não é guerra contra os homens.


Feminismo é sobre igualdade. Não significa que você deva se vestir como um homem (mas pode, se quiser), deixar seus pelos crescerem como um homem (mas pode, se quiser), fazer xixi como um homem (mas pode, se quiser. Brinqs, pode não, miga).


O feminismo te dá a liberdade de escolha. Liberdade de ser fiel a quem você é, sem se preocupar com ditadura de comportamento, de beleza, de padrões. Pouco importa, para o feminismo, se você escolhe ser patricinha, ~piriguete~, marombeira, nerd, cachaceira ou baladeira: importante é poder escolher.


Então, quando você diz que “não é feminista”, você está dizendo que concorda em viver num mundo em que não há liberdade de escolha. Um mundo em que você ganha menos que os homens fazendo o mesmo trabalho, se sente menos segura que os homens, é mais julgada que os homens por atitudes iguais.


Então, miga, se prepara pra bomba que eu vou te soltar: você também é feminista.


E agora? Precisa fazer topless na praça? Precisa abrir a porta do carro pros homi? Precisa trocar pneu? Precisa gostar de sair do carro no posto quando está abastecendo? (risos). Precisa não, miga! (mas pode, se quiser).


Precisa tratar as mulheres que convivem com você com respeito, admiração e solidariedade. Precisa entender que competição feminina é algo que colocaram na sua cabeça, e que é possível compartilhar espaço com outras mulheres sem inveja ou falsidade. A aliança e amizade entre as mulheres existe, sim, e tem nome: sororidade.


Precisa se livrar de pensamentos machistas e incorporar, pouco a pouco, um estilo de vida com menos julgamentos, mais compaixão. Menos egoísmo, mais empatia.


Nesse dia das mulheres, o maior presente que eu posso ganhar é ter você do meu lado, miga.

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com